quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escorpião, por Sementovski-Kurilo



Uma das características que mais sobressaem em Escorpião é a originalidade e a extravagância de sua forma de pensar e de comportar-se, que parece sempre ter a necessidade de esconder algum segredo pessoal. Esta é a razão porque, apesar de sua fascinação, Escorpião parece frequentemente frio quando na realidade em sua intimidade arde uma chama, devoradora e tremenda, pronta para surgir com violência. Apenas aquele que a leva em seu peito encontra a possibilidade de abandonar-se sem restrições a seus próprios instintos e paixões. Escorpião é integramente o mesmo nessas ocasiões. Portanto é necessário avaliá-lo primeiramente sob o aspecto de sua vida sentimental e sexual.

Este é o lado, eletivamente, mais importante de sua existência. O erotismo domina seus pensamentos e dita seus atos; os instintos são extremamente potentes, dominá-los e superá-los significa vencer os demônios da própria alma. Quando o consegue, Escorpião, o animal vulgar e rasteiro com um ferrão venenoso, transforma-se numa águia. Na antiguidade o signo de Escorpião correspondia ao da Águia. Conforme esta fundamental condição psíquica, o problema que incessantemente enfrentam as pessoas evoluídas e que apresentam Escorpião como signo dominante é a luta entre o bem e o mal. A luta que se produz dentro de si é a verdadeira causa de seu ar misterioso. Isto explica também a atração exercida sobre o outro sexo. Sua paixão inata e o contínuo esforço para domesticar o ímpeto de seus instintos fisiológicos, não pode deixar de refletir-se no seu ser como um todo. Sinceramente deseja o bem, mas facilmente embriaga-se pelas possibilidades oferecidas pelo contrário: sente o mal como uma fraqueza humana e quando não tem a força para abster-se de cometer maldades, costuma justificar-se pela sua condição de ser humano, fraco e, portanto, sujeito a fraquezas.

A atração que o mal exerce sobre Escorpião provoca uma contínua tensão em sua intimidade. As vezes procura não ceder voltando-se, as pessoas mais evoluídas, para uma reflexão positiva sobre as tendências do caráter e sobre as faculdades da inteligência; por um lado isso traz circunspecção, uma observação aguda das debilidades dos outros, capaz inclusive de penetrar nos rincões mais recônditos da alma; por outro lado desenvolve-se em Escorpião uma facilidade em ajudar os outros a superar o mal, como se assim pudesse redimir-se daquilo que não consegue em si.

Assim encontramos em Escorpião indivíduos que se enquadram entre os mais sensíveis e sagazes psicólogos; além disso é comum observar no mesmo caso, um grande número de médicos, especialmente cirurgiões, psiquiatras, psicanalistas, etc. Em geral é frequente encontrar-se Escorpião envolvido em profissões que, de uma maneira ou de outra, exigem um caráter combativo, onde a astúcia e a decisão, porém sobretudo o conhecimento psicológico, asseguram o êxito na luta contra o inimigo. Napoleão tinha Escorpião muito forte em seu Mapa Natal (Ascendente), Goethe, Voltaire, idem.

Sendo a luta entre o bem e o mal própria da natureza de Escorpião, ou seja, uma luta entre espírito e matéria, é interessante assinalar que esta configuração aparece frequentemente em cientistas importantes que "dissecam" e "domam" a matéria, químicos; por exemplo.

A natureza de Escorpião leva a perscrutar continuamente a si mesmo. Mesmo os indivíduos inferiores apresentam um desenvolvimento, que se poderia chamar de automático, da inteligência. Junto com Gêmeos e Virgem, Escorpião é um dos tipos fundamentais mais inteligentes. Sua força está no conhecimento de si mesmo e dos demais. No caso em que há disposição para o estudo é capaz de acumular um enorme saber, e como Virgem, não deixa nunca de enriquecê-lo e aperfeiçoá-lo com a experiência. O que aproxima Escorpião de Áries é a sua força de vontade, seu orgulho, assim como a impossibilidade de suportar qualquer tipo de sujeição. Propenso a dominar e a organizar, não se assusta ante nenhuma fadiga. Afim com Virgem, mostra perseverança e diligência.

A mente escrutinadora de Escorpião não se fecha no campo psicológico. Normalmente atraído pelos mistérios da natureza busca sempre descobrir e explorar novos campos. Em tais ocasiões revela-se a sua sensibilidade à beleza e o amor pelas coisas grandiosas e sobre-humanas. Escorpião gostaria de desvelar até os últimos segredos da Criação e encontrar uma solução para esse angustiante problema que é o fim da existência humana. Também em outras aspirações espirituais reaparece o eterno dilema entre o bem e o mal, entre a matéria e o espírito, entre a vida e a morte. De modo que não é de surpreender encontrar uma tendência ao misticismo, assistida por uma forte vontade.

Para o melhor conhecimento de Escorpião, contribui o singular fenômeno da freqüência com que, os indivíduos inferiores deste signo, comparecem frente aos juízes, acusados de graves delitos. Em muitos casos tratam-se de crimes passionais, atos de vingança amadurecidos em clima de ciúmes e de orgulho ofendido (um motivo porque ocorrem graves perturbações na vida conjugal e nos relacionamentos com amigos); não são raros os processos em que prevalecem motivos conceituais, assassinos com base no fanatismo religioso ou político, ataques violentos ou ultrajes inspirados pelos mesmos critérios; expoentes de um terrorismo exercido sobre a comunidade inteira.

O corpo daqueles que tem Escorpião como signo dominante está ameaçado sobretudo nos órgãos de procriação; as enfermidades venéreas são também frequentes; estão sujeitos a diversas formas de febre; com freqüência sofrem feridas causadas por acidentes ou agressões.



Fonte: Sementovski-Kurilo: Astrologia - Tratado Teorico e Pratico
Tradução: Claudio Fagundes

17 comentários:

  1. Eu 100%! caraca! Lol ainda há pessoas que dizem que o signo dominante não é importante, tenho o elemento água e o signo de escorpião como dominante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não seria importante. Eu sempre começo minha análises de Mapa Natal pela determinação do signo dominante. Acho importantíssimo.

      Excluir
    2. Sou Sol, Mercurio e Venus em escorpião (Escorpião dominante). E realmente acho importante, mas já que temos sempre um dominante, os outros dois que seguem nesse ranking de dominantes também podem ter grande influencia na pessoa em geral ou normalmente são influencias mais superficias? No meu caso, após escorpião, tenho Aquario e Capricornio como dominante. Também já vi sobre planetas dominantes. Claudio, você trabalha com leitura de mapa ?

      Excluir
    3. Faço interpretação de Mapa Natal sim.

      Excluir
    4. Sou Sol, Mercurio, Venus, Netuno e Lilith na casa 10. Sol, Marte, Venus, Netuno e Lilith em Escorpiao, a zero grau, na cuspide Libra-Escorpiao e na casa 10, Libra. Mercurio em Libra na casa 10. Marte em Escorpiao na casa 11. Plutao e Urano em conjuncao na casa 8 (dominio de Escorpiao) na casa 8. Lua em Capricornio, em cuspide a zero grau em Sagitario e Capricornio. Ascendente a zero grau em Aquario (cuspide Aquario-Capricornio). Cuspide na casa 6, em cancer, a zero grau (Gemeos - Cancer). Cuspide na casa 7, em Leao, a zero grau (Cancer- Leao). Ascendente Aquario, a zero grau, com o planeta Saturno, estacionario, na casa 1.

      Excluir
    5. Desculpe, esqueci de me identificar. A postagem acima e minha ! Meu nome e Regina Ferreira de Castilho.

      Excluir
    6. Corrigindo, Sol em Escorpiao, eh quem esta a zero grau na casa 10, Libra, na cuspide. Venus, Netuno e Lilith estao em outros graus, em Escorpiao, na casa 10, Libra. Marte esta a 29 graus da casa 11, Escorpiao. Mercurio no final da casa 9, lido na casa 10, em Libra. A casa 12 eh que esta em cuspide a zero grau de Capricornio. A Lua nao esta em cuspide. A casa 1, do ascendente Aquario, tambem esta em cuspide a zero grau. A casa 5 em cuspide a 28 graus, em Gemeos. A casa 6. em cuspide, a zero grau, em Cancer. A casa 7, a zero grau em Leao. Marte, em cuspide, a 29 graus, em Escorpiao, na casa 11. O sol, em zero grau, Escorpiao, na casa 10, Libra.

      Excluir
    7. Ah, esqueci um ultimo detalhe, a casa 11, esta em cuspide, iniciando a 28 graus, em Escorpiao.

      Excluir
    8. Ah, esqueci um ultimo detalhe, a casa 11, esta em cuspide, iniciando a 28 graus, em Escorpiao.

      Excluir
    9. Um ultimo detalhe que me escapou....a casa 11 tambem esta em uma cuspide, a 28 graus de Escorpiao.

      Excluir
    10. Um ultimo detalhe que me escapou....a casa 11 tambem esta em uma cuspide, a 28 graus de Escorpiao.

      Excluir
    11. Corrigindo, Sol em Escorpiao, eh quem esta a zero grau na casa 10, Libra, na cuspide. Venus, Netuno e Lilith estao em outros graus, em Escorpiao, na casa 10, Libra. Marte esta a 29 graus da casa 11, Escorpiao. Mercurio no final da casa 9, lido na casa 10, em Libra. A casa 12 eh que esta em cuspide a zero grau de Capricornio. A Lua nao esta em cuspide. A casa 1, do ascendente Aquario, tambem esta em cuspide a zero grau. A casa 5 em cuspide a 28 graus, em Gemeos. A casa 6. em cuspide, a zero grau, em Cancer. A casa 7, a zero grau em Leao. Marte, em cuspide, a 29 graus, em Escorpiao, na casa 11. O sol, em zero grau, Escorpiao, na casa 10, Libra.

      Excluir
    12. O que vc quer saber, Regina?

      Excluir
  2. Bom dia ! Gostaria de saber se você faz interpretação de mapas astrais e como faço pra te contatar! Grata

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Gostaria de saber se você faz interpretação de mapas astrais e como faço pra te contatar! Grata

    ResponderExcluir
  4. Escorpião é meu signo dominante no mapa Astral Védico (Astrologia Jyotish). Na astrologia tradicional meu dominante é Sagitário. Admiro a força de Escorpião, mas me aprecio mais a Sagitário signo do Eu Superior, Júpiter - Zeus.

    ResponderExcluir